Blog

Na hora de abastecer uso gasolina comum ou aditivada?

Qual o tipo de gasolina mais indicado,  comum ou a aditivada? Uma dúvida frequente  quando um motociclista  retira a sua Honda OKM aqui na Japauto, ou leva a sua motocicleta para fazer uma  revisão em uma de nossas oficinas, diz respeito ao tipo de combustível que o mias indicado, a gasolina comum ou a aditivada.…

Qual o tipo de gasolina mais indicado,  comum ou a aditivada?

Uma dúvida frequente  quando um motociclista  retira a sua Honda OKM aqui na Japauto, ou leva a sua motocicleta para fazer uma  revisão em uma de nossas oficinas, diz respeito ao tipo de combustível que o mias indicado, a gasolina comum ou a aditivada.

A Honda recomenda gasolina comum

A dúvida sobre usar gasolina comum ou aditivada surge porque alguns fabricantes recomendam o uso e um tipo ou outro de combustível.

A Honda recomenda o uso de gasolina comum em todas as suas motocicletas, uma vez que desenvolve os motores e homologa suas motos para rodar com a gasolina comum, sem aditivo.

A a gasolina comum, sem aditivos e com etanol anidro (atualmente com 27% de álcool sem água), é a mais utilizada no Brasil, assim, o consumidor tem a certeza de que vai encontrá-la em qualquer posto do País.

Outra razão dada pela Honda é que a gasolina aditivada costuma ser alvo de adulteração por ser mais cara e rentável. Mas isso não quer dizer que os proprietários de motos Honda não possam usar gasolina aditivada. Na verdade, tanto faz usar comum ou aditivada, isso não vai alterar o desempenho e nem o consumo de sua motocicleta.

Qual a diferença entre comum e aditivada?

Como já explicamos, usar gasolina comum ou aditivada não vai afetar o desempenho e nem o consumo da moto. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, gasolina aditivada não aumenta a potência do motor.

Atualmente, a gasolina comum e a gasolina aditivada vendidas no Brasil tem índice de octanagem de no mínimo 92 octanas RON. A octanagem é um número que indica a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição

Siga a Japauto nas redes sociais

Facebook, Instagram e Twitter